quinta-feira, 19 de março de 2015

Astrologia e o Pai - Experiência Pessoal *




Parece que hoje se celebra o dia do Pai =) e embora seja mais uma convenção como outra qualquer nesta sociedade , é interessante observar o arquétipo do Pai dentro da nossa psique.
Aqui falarei e tomarei como exemplo um caso muito especial, o meu pai interno e o seu reflexo no mundo externo. a minha experiência e aprendizagem dentro do mesmo .
Fiquei muito surpreendida quando percebi que partilhava todos os planetas mais masculinos, associados ao pai, com o meu pai biológico.
E depois perguntei-me , porque raio isso me surpreenderia ?
E percebi que era mais o êxtase que astrologia consegue sempre evocar dentro de mim, com a sua perfeição, no encaixe das peças do meu puzzle pessoal.
Mas bom " Daddy Issues " , são tónica bastante comum , pela sua ausência física, psicológica e emocional durante a infância, que mais tarde tem tendência a repercutir-se na falta de uma raiz essencial que tenta ser plantada através dos outros.
Que tenta reproduzir o pai nos relacionamentos pessoais ou numa dificuldade em assumir as rédeas , a segurança da sua vida e poder pessoal, criando uma condicionante associada a figura parental cada vez mais funda.
É comum o pai ser simbolicamente associado ao Sol, Saturno e casa 10.
Contudo , isso não é de todo uma linha fixa, pois a troca da própria função parental pode associar o Pai , como uma figura mais lunar e identifica-la , na parte mais profunda do nosso mapa, o fundo do céu .

Vamos olhar para o seguinte exemplo:




Logicamente que existe aqui toneladas de informação, mas vou-me concentrar sobretudo, no eixo fundamental associado a ligações familiares, a nossa herança genética, o nosso estabelecimento de raízes, a nossa alma.
O eixo da  casa 4-10, ou Fundo do céu e Meio Céu .
Reparem nesses eixos em ambos os mapas.

O pai tem o I.C em Capricórnio, regido portanto por Saturno, e o M.C em Caranguejo, regido portanto pela Lua.
Tradicionalmente isto é visto como alguma dificuldade sentida no âmbito familiar visto que ambos os posicionamentos inserem-se nos signos onde estão menos confortáveis.

A filha, tem o posicionamento oposto, O IC no ultimo grau de Caranguejo e o M.C no ultimo grau de Capricórnio .
Partilha com o Pai um Saturno forte em Capricórnio e Marte em Virgem.
O Pai com uma conjunção intensa com Marte e Plutão neste signo, um dos aspectos mais dominantes, e a filha nasce com a força solar , criativa,  herdada do Pai em Virgem.

Ambos partilham qualidades fortes de Terra, de necessidade de estrutura firmada por bases sólidas, com uma forte atenção voltada para o trabalho, para o serviço onde dedicam grande parte das suas forças anímicas, com testes fortes na sua inserção no grupo e comunidade versus a sua individualidade, a criatividade, magia e identificação com aquilo que os torna especiais.

Ambos re- conectaram a sua relação no ciclo de Júpiter da Filha, com Plutão actuar sobre ambos os Saturnos natais, transformando por completo uma ligação anteriormente quebrada.
Ambos reconhecem as qualidades e os desafios de imediato um no outro, a filha alimenta-se emocionalmente nas qualidades paternas , O sol do Pai está exacto, na cuspide entre Caranguejo e Leão, no seu fundo  do céu, tornando a relação com mesmo muito mais maternal e lunar, podendo dificultar a capacidade de cortar o cordão umbilical e lançar-se ao mundo da ambição e sucesso em Capricórnio, o que a propósito é muito do que o pai tem-lhe a ensinar, a força da independência, da conquista do seu Sol, através de trabalho árduo, diligente , de certa estrutura emocional, dentro das emoções da criança interna que se sente sempre " desnutrida "
A filha por seu lado mostra o Pai como entrar em contacto com o seu lado mais suave, mais sentimental onde o laço que os une mostra-lhe o lado mais bonito dos valores familiares que ambos herdaram e dinamizam entre si.
Existe cura, projecção e apego marcantes neste caso que para ambos , se menos conscientes, pode tornar se uma eterna roda de comportamentos e padrões ,condicionados por expectativas  e ressentimentos facilmente  sucedidos.

O arquétipo de Pai/Mãe existe dentro de todos nós, a comum disfunção familiar com que a criança cresce, por norma condiciona um lado em detrimento de outro.
É importante perceber que a qualidade parental mais desejada ou rejeitada , contém informação valiosa, sobre os potenciais desafios psicológicos e transformação do ser ao longo do seu percurso.
Uns sentem a ligação com a herança genética mais forte do que outros, mas acredito que está sempre lá.
Um fundo do céu em Caranguejo no último grau do mesmo, simboliza um apego a historia passada crítico.
Uma necessidade urgente e forte de iniciar  e libertar sementes de raízes mais profundas e sólidas, dentro de si mesma, para que a segurança venha da sua própria vulnerabilidade.
Embora o Pai estando presente, sem dúvida possa ajudar nessa transformação, com o Plutão do mesmo conjunto ao Sol da filha, a mesma precisará sempre de encontrar as qualidades de autoridade e a sua força yang , fora do circulo familiar.
Dentro de experiências conquistadas mediante o seu esforço pessoal , e o mesmo se passa inversamente com o Pai.

Ambos os mapas são regidos por Vénus, a busca de valores de união e amor será facilitadora dentro do mesmo processo, claro se ambos assim incorporarem a energia potencializadora da harmonização de relações .

Ambos aproximam-se do retorno de Saturno no mesmo signo, a filha pela primeira vez, o pai pela segunda, sem duvida que um dos resultados desse retorno se medirá conforme o trabalho , empenho e dedicação que ambos coloquem nas suas fundações presentemente.


Tudo isto para dizer que o Dia do Pai, tenhas ou não uma relação física com o mesmo, é um dia que podes sobretudo reflectir sobre as qualidades paternas ou falta delas, que actuam no teu inconsciente e se evidenciam nos actos quotidianos e na forma como te relacionas.
O condicionamento infantil é um dos mais difíceis de superar, mas quando te dispões a torna-lo mais consciente , facilitas imensoooo o processo.


P.s- E graças á entrada do pai na sua vida, esta descobriu finalmente que o seu ascendente era Touro e não Gémeos como pensou a sua vida inteira. Aprofundando questões dentro dessa correcção horária que a aproximaram ainda mais astrologia , da sua paixão  criativa , da sua alma essencial.

Para além de finalmente perceber o porquê da sua secreta admiração pelas qualidades taurinas .

ehehhehehheheh =)

Coisas giras  *



Então já foste Pai &Filho, Hoje ? *





Sarah Moustafa










Sem comentários:

Enviar um comentário